Esses Princípios Éticos norteiam a prática do Yoga e Meditação e nossa conduta diária aqui no Ashram Cidade dos Anjos - Yoga, Meditação & Satsang, e tem como propósito pacificar e harmonizar corpo, mente e espírito, preparando-os para a prática, para a vida, para a paz e harmonia, para o silêncio interior, para a redescoberto de seu Ser Infinito de Amor e Paz!
Para que possa aproveitar a sua estadia aqui no Ashram, seguem informações sobre os princípios éticos do Yoga e como aplicá-los em sua permanência aqui no Ashram e em sua vida cotidiana, elevando-se a um outro nível de consciência.
YAMA: observância de atitudes e comportamentos em relação ao convívio coletivo, ao próximo e a si mesmo.
Ahimsa: não violência, em palavras, atos e pensamentos, aqui no Ashram, a dieta é lactovegetariana, respeitando os animais e o meio ambiente. Alimentos sutis como frutas, verduras, legumes e grãos são a base de uma alimentação saudável e pura para que o corpo e a mente possam entrar em sintonia e em paz com a sua natureza. Respeitar os espaços coletivos de forma cooperativa, sem impor, sem competição, sem violência de forma pacífica, irá contribuir para a sua paz e para o bem –estar comum de todos aqui no Ashram.
Satya: verdade para com seus gestos, atos e palavras, não desperdiçar conversas desnecessariamente, evitando falar demasiadamente, evita-se falar aquilo que não se faz, ou o que não se acredita, evita não falar a verdade ou melhor, manter o silêncio nos aproxima da Verdade (Satya)!
Asteya: não roubar: a paz, o silêncio, o tempo, de todos aqui no Ashram, respeitando o regulamento, mantendo o ambiente harmonioso e pacífico, todos irão aproveitar melhor o tempo de permanência no Ashram.
Aparigraha: não posse, acomodações simples, compartilhadas e confortáveis que servem o propósito do bom descanso, sem ostentação e luxo, que entorpecem a mente e os sentidos, que ficam apegados aos mesmos e com o aumento de exigências, pois nossos sentidos, se atendidos, sempre querem mais, tornando-se estas exigências um obstáculo a Paz individual e coletiva.
Brahmacharya: continência sexual, abstinência de luxúria, aqui no Ashram os alojamentos são separados feminino e masculino, evitando qualquer contato fisíco, mantendo a mente elevada, evitando os pensamentos luxuriosos, redirecionando portanto essa energia sexual para a elevação espiritual, com melhor aproveitamento de suas práticas durante a permanência no Ashram.
NYAMA: observância dos princípios éticos para consigo mesmo, para fortalecer a mente e manter o espírito livre e pacífico.
Sauch: pureza dos pensamentos, do coração, do corpo, mente, e espírito, para manter a paz interior. Aqui no Ashram toda a rotina de atividades diárias permanentes, regulamentos, alimentação foram planejados e estruturados para que possa, durante a sua permanência, purificar-se, elevar-se e encontrar-se como o seu Ser Integral, infinito oceano de amor e paz.
Tapas: austeridade fortalece a mente e eleva o espírito e a consciência. Aqui no Ashram seu Tapas pode ser deixar algum hábito nocivo, para outros manter o silêncio nos horários de silêncio, para outros ainda manter uma dieta saudável em horários fixos, para outros respeitar o regulamento do Ashram e os horários das atividades, para outros viver de forma simples, sem ostentação, seja lá qual for o seu Tapas, ele lhe trará benefícios¸ propiciando a libertação de apegos, a não identificação com o corpo, propiciando a elevação de sua consciência.
Santocha: felicidade, contentamento interior, manter esse estado em detrimento de qualquer situação adversa externa ou interna, nem sempre somos compreendidos ou atendidos da forma que gostaríamos, mesmo aqui no Ashram, portanto ter essa compreensão, mantendo o espírito livre do apego do fruto da ação (karma Yoga), mantendo a paz interior, faz com que surja naturalmente essa alegria de viver, esse deslumbre pela vida, pelo belo, pelo amor, pela natureza, por si mesmo e por todos os seres, pela felicidade plena, permanente e verdadeira.(Santocha)
Svadhyaya: estudo do Self do EU, da verdade, as práticas de Satsanga e Meditação aqui no Ashram, irão levá-lo a um estado profundo de reflexão, de descoberta, de enfrentamento dos medos, das sombras, do sofrimento individual e coletivo, dos fantasmas que habitam na ilusão da sua existência limitada e o aprisionam em uma existência insatisfatória, incompleta, vazia de propósitos; para só depois de enfrentá-los, frente à frente, com coragem, com entrega (Ishvarapranidhama), com verdade (Satya)¸ com disciplina e determinação (Tapas), com alegria (Santocha), despertar para algo maior, algo divino, algo sublime da sua Natureza Divina Infinita, e mergulhar neste oceano de amor, vale a pena tentar!
Ishvarapranidhana: entrega e fé, aceitação, cultivar essas qualidades divinas, que habitam o coração dos Homens, no Ashram, neste ambiente de paz, harmonia e respeito, com certeza irá contribuir para o encontro de seu propósito de vida, a compreensão maior de seu Ser, algo que não tem valor mensurável, algo que só você pode conquistar por si mesmo e promover a sua transformação.
Seja a mudança que quer ver no mundo, aqui e agora! Sejam todos bem-vindos a esse Oásis de elevação espiritual de Amor Divino!