Ashram Yoga Divine Center

Profissão: Psicóloga
Retiro: Retiro

Decidi fazer o retiro por estar passando por um luto muito intenso e doloroso. Em menos de dois anos perdi meu pai e minha mãe. Ambos passaram por doenças extremamente dolorosas e debilitantes, e embora com o agravamento da doença se tornassem mais enfraquecidos fisicamente a cada dia que passava, estavam lúcidos, atentos, presentes; a gentiliza e o amor parecem se fortalecer e crescer mais sólidos em um terreno estéril...

Quando perdi meu pai, me mantive em pé; em parte, acredito, por ter tido a oportunidade de me despedir, não haver qualquer pendência ou desconfiança entre nós, por termos conversado longamente sobre sua morte e por saber que ele estava em paz e tranquilo acerca de sua partida; acho que em parte também por ter assumido o compromisso de cuidar da minha mãe.

A morte da minha mãe, entretanto, embora anunciada, foi súbita e inesperada. Não houve tempo para despedidas, a morte não me deu uma trégua. Tudo que restou foi amor e gratidão não expressados, que entalados no meu coração se transformaram em culpa e tristeza. Não conseguia parar de chorar e lamentar e sofrer, me sentia despedaçada e só.

Decidi ir para o retiro na tentativa de, ao me isolar completamente de tudo e todos, conseguir chorar todas as minhas lágrimas, refletir sobre ser órfã e me reconectar comigo mesma.

No Ashram encontrei o silêncio e acolhimento que precisava para começar a me escutar. Nos três primeiros dias participei das aulas de yoga e das meditações, tudo uma completa novidade para mim; caminhei por horas deixando que as lágrimas banhassem meu desalento. E então tive minha primeira conversa com Satyavan, que me apontou caminhos que poderiam me conduzir até o âmago da minha dor e, eventualmente, ao encontro comigo mesma.

O que era para ser um retiro de sete dias, no quarto dia incluiu também um curso de meditação e um mergulho intenso no burburinho frenético da minha mente e, aos poucos, e por muito pouco tempo, na revelação de que existe um cantinho de pas e silêncio, onde posso me encontrar com o sagrado que mora em mim. Essa revelação é tão poderosa e contundente que você não pode perdê-la nunca mais. Amma me acompanhou nesta jornada, com carinho e dedicação; dividiu comigo seus conhecimentos e me emprestou sua sabedoria e sua luz, como só alguém muito generoso pode fazer.

As aulas de yoga, conduzidas com devoção por Amma e Luis, me ajudaram a testemunhar uma forma de usar o meu corpo como meu aliado no encontro com meu ser sagrado e com a quietude. Maria Inez, Hanuman e Luis todos os dias me presenteavam com um sorriso amoroso que era como um abraço e um encorajamento; e preparavam refeições cujo sabor e sustento com certeza se deviam a doses extras de amor em cada prato. E Lethicia, uma criança cheia de encantos e com incríveis olhos azuis que parecem cravejados de brilhantes, me lembrava com sua presença que felicidade existe.

Quando cheguei carregava uma tristeza profunda e arraigada e a sensação de que algo em mim havia se quebrado irremediavelmente. Ao sair, me sinto inteira, em paz, esperançosa e determinada a continuar a busca perpétua que me conduzirá até mim mesma. Na bagagem, carrego saudade e gratidão.

Namastê. Gratidão!!!


Ver Todos Os Depoimentos
  • Footer
Open chat
1
Olá! :D
Como podemos te ajudar?
Por